Assim como não temos mais oportunidades de carreira ou educação por causa do mundo cada vez mais virtual, teremos maneiras mais significativas de nos conectar com outros humanos por causa das melhorias que a tecnologia está fazendo nesse campo. A inteligência artificial (IA) nos fornecerá mundos virtuais mais personalizados para explorar, até mesmo nos dando personagens virtuais realistas com os quais compartilhar nossas experiências. Ao mesmo tempo, os dispositivos que usamos para acessar esses mundos virtuais ficarão mais baratos e mais leves, eliminando o atrito que pode ser um obstáculo agora.
O metaverso será moldado pelas tecnologias que usamos para acessá-lo, que podem incluir realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e interfaces cérebro-computador (BCIs). Se você está ouvindo sobre o Metaverse pela primeira vez, o Metaverse é basicamente um mundo digital acessível via VR, no qual os usuários podem trabalhar, jogar e realizar muitas das mesmas atividades que realizam na vida real. Nos próximos anos, espera-se que o Metaverso seja experimentado principalmente através da realidade virtual – um mundo digital diferente que pode ser usado para vários fins pessoais e comerciais. Os defensores da realidade aumentada (AR) dizem que o futuro metaverso dependerá da síntese dos mundos físico e digital.
AR refere-se à adição de elementos digitais à experiência do mundo real (por exemplo, Google Glass, Pokemon Go), enquanto a realidade virtual implica imersão total no mundo simulado. Os aplicativos de RV mais populares de hoje envolvem o controle total dos sentidos dos usuários (visão e som, especialmente) para criar uma experiência totalmente imersiva, colocando o usuário dentro de um ambiente totalmente virtual que parece bastante real. Com fones de ouvido de realidade virtual, como o Oculus Rift conectado ao PC, os jogadores são tratados com a sensação de estar dentro de um ser tridimensional dentro de um ambiente virtual altamente desenvolvido. Virtual Worlds combina o poder dos gráficos 3D e da Internet, dando aos usuários a oportunidade de criar novas versões de si mesmos, literalmente, dentro do mundo VR.
Na Realidade Aumentada (RA), nosso mundo se torna um andaime no qual são colocados objetos, imagens ou similares. Essa tecnologia mista possibilita, por exemplo, visualizar objetos virtuais no mundo real e criar experiências onde o físico e o digital são praticamente indistinguíveis. A realidade virtual (VR) nos permite mergulhar nos videogames, quase como se fôssemos um dos personagens, para aprender a fazer uma cirurgia cardíaca ou aprimorar o treinamento esportivo para maximizar o desempenho.
As tecnologias de Realidade Estendida (VR, AR e BCI) estão surgindo como uma plataforma computacional para o metaverso. Este artigo abrange cinco dos mais empolgantes avanços tecnológicos de realidade virtual, de preços a esteiras, para mantê-lo atualizado sobre o mundo da RV de 2021-21. A tecnologia de realidade virtual vai transformar o mundo como o conhecemos e, embora tenhamos visto alguns casos de uso nos últimos dois anos, 2021 já solidificou 2021 como o Ano da Realidade Virtual. Neste artigo, vamos dar uma olhada nas últimas tendências da indústria de realidade virtual, começando com o papel que a realidade virtual (VR) desempenha em jogos e LMSs de negócios, e como seus usos estão se expandindo para turismo e varejo, e como essa indústria única está se desenvolvendo no futuro, devido à interrupção causada pela pandemia do COVID-19.
Fonte: Wired.md