Olhando para entrar em programação. Ótima escolha! Você nunca pode errar com essa linha de trabalho, se optar por obter educação formal e certificada ou se optar por autoaprendizagem, idealmente construindo um projeto para compor o primeiro item do que será seu portfólio.
Os programadores em C ganham em média $ 125 mil por ano desenvolvendo sistemas operacionais, bancos de dados e compiladores, dependendo do título profissional e do nível de experiência. Vale destacar também que, apesar do conhecimento das linguagens de programação mais bem pagas, os salários variam de acordo com a experiência prática dos desenvolvedores. De acordo com um estudo recente da empresa de educação tecnológica OReilly, os desenvolvedores que codificam em Rust ganham o maior salário médio em comparação com outras linguagens de programação.
Desenvolvedores (especialmente desenvolvedores seniores) geralmente relutam em reconhecer tags de idioma, mesmo que entendam que trabalhos e projetos usando determinadas tecnologias pagarão melhor do que outros. Para desenvolvedores de aplicativos móveis, os anúncios de emprego raramente listam uma linguagem de programação específica, mas simplesmente mencionam o desenvolvedor front-end ou back-end pelo nome. As empresas que procuram desenvolvedores full-stack (aqueles que se sentem à vontade para trabalhar com tecnologias internas e externas e várias linguagens de programação) geralmente listam o Python como uma linguagem obrigatória para os candidatos.
Eles também estudam projetos de software para determinar se são úteis e se apresentam problemas. Abaixo estão listadas as linguagens de programação mais usadas pelos engenheiros de garantia de qualidade de software. Esses são desenvolvedores da Web que podem trabalhar com aplicativos da Web de front-end, back-end, client-side, back-end e banco de dados. Algumas das linguagens de programação mais fáceis de aprender são Python e Ruby, que são usadas em diversas tarefas de programação.
Qualquer pessoa procurando um trabalho de desenvolvedor web externo (aquele que codifica as partes do site que você realmente vê, não o banco de dados ou o servidor) também precisa conhecer Javascript, HTML, CSS e outras linguagens de script. Os desenvolvedores de aplicativos da Web devem ser detalhistas e altamente técnicos, pois o trabalho requer excelente conhecimento numérico para gerenciar sistemas complexos. As responsabilidades de um desenvolvedor de software incluem testar o código, executar diagnósticos e solucionar problemas, interpretar dados do sistema e determinar parâmetros válidos e garantir a compatibilidade do sistema.
No cenário atual, a maioria dos desenvolvedores é proficiente em linguagens de programação padrão amplamente utilizadas como Java, Python, mas o conhecimento de linguagens de programação menos comuns como Golang, Ruby, etc. também pode ajudá-lo a obter melhores resultados. Desenvolvedores que podem demonstrar habilidades de codificação e projetos bem-sucedidos usando uma paleta de linguagens que misturam paradigmas funcionais, orientados a objetos e procedimentais podem ser considerados mais valiosos do que desenvolvedores com ampla experiência trabalhando em apenas um idioma. . Não é incomum que programadores profissionais sejam proficientes em três ou quatro linguagens diferentes, e o tipo de software desenvolvido é diretamente proporcional a qual linguagem de programação é aprendida/usada.
Para ser bastante claro, Javascript, Python, Typescript, Java, C/C++, C#, Go e Swift são as linguagens de programação que podem lhe dar o crescimento e o dinheiro no banco que você precisa. De acordo com a Stack Overflow Developer Survey 2020-22, atualmente as linguagens mais usadas no mundo são JavaScript (69,7%), seguido por HTML/CSS (62,4%), SQL (56,9%), Python (41,6% ) e Java (38,4%).
Fonte: Wired.md