Um sistema de transferência de arquivos desenvolvido no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, permitiu que os recicladores rastreassem a origem de produtos e dispositivos plásticos tóxicos, incluindo telefones celulares e motores elétricos.
A quantidade de lixo eletrônico está aumentando rapidamente em todo o mundo, com os e-consumidores criando a grande maioria. A maior parte do lixo eletrônico é enviada para países da Ásia-Pacífico, principalmente para a China. Uma forma que algumas regiões vêm tentando combater esse problema é promovendo a produção e a reciclagem de resíduos plásticos reciclados.
Chennai, uma cidade no sul da Índia, lidera a região na reciclagem de plástico. A cidade montou recentemente um centro local de coleta e reciclagem de lixo eletrônico, onde mais de 200 pequenas e médias empresas reciclam dispositivos eletrônicos e pequenos resíduos industriais.
De acordo com uma associação ambiental baseada na Índia, quase 33 milhões de telefones celulares são coletados e descartados todos os anos, mais do que qualquer outro tipo de lixo. A associação informou que, no ano 2000, cerca de 24 milhões de celulares foram descartados, com um uso médio de cerca de sete anos. Em 2011, o consumo de celulares aumentou para 70 milhões de unidades, e o período médio de uso foi superior a 16 anos.
Isso torna o lixo eletrônico uma questão complexa que tem consequências de longo alcance para o meio ambiente e a sociedade, uma vez que novos dispositivos eletrônicos exigem a fabricação de novas peças. Já o lixo eletrônico foi responsável por três por cento do lixo total do mundo em 2011. Isso equivale a cerca de 50 milhões de toneladas.
O relatório também destacou o número de produtos químicos perigosos, como cádmio, chumbo e mercúrio, que são encontrados no lixo eletrônico. Ele também citou vários fluxos de resíduos perigosos, como chumbo, mercúrio, zinco e níquel, que podem representar sérios riscos à saúde das pessoas no local de trabalho e ao meio ambiente. No entanto, existem vários coleta de lixo eletrônico prestadores de serviços capazes de remover o lixo eletrônico de uma forma segura para as pessoas e o meio ambiente.
Dito isso, a obsolescência planejada é em grande parte responsável pelo forte aumento do problema mundial de lixo eletrônico.
O dispositivo não foi projetado para ser usado por uma vida útil mais longa. É também uma das razões pelas quais os usuários de computador nunca sabem exatamente quanto tempo os usarão.
Os especialistas da Unidade de Investigação de Computadores do Reino Unido estão tentando fazer com que mais pessoas adotem computadores projetados para durar anos e não horas.
“Ao contrário de outras coisas, os computadores não fazem um big bang quando são desligados”, diz o Dr. Jeremy Earp, um dos detetives da unidade.
“Você não os ouve rangendo, você apenas vê uma tela escura, mas então você liga e está lá. Você ainda terá as coisas por anos e anos, é igual ao seu smartphone, exceto que provavelmente você receberá mais ligações no seu telefone. ”
É impossível saber o que o futuro reserva.
“Basta pensar naquele laptop em que você está sentado. Pode chegar até você no futuro, como uma mensagem em uma garrafa, mas não vamos encontrar ”, diz o Dr. Earp.
Em qualquer caso, estamos sempre procurando atualizar a qualquer chance que temos, buscando certos recursos. Se você está procurando por um casino online PayPal é o processador de pagamento que você prefere, por exemplo, para fazer parte do mecanismo de financiamento e retirada dessa plataforma. Não é tanto sobre o dispositivo no qual você estaria jogando.
Fonte: Wired.md