Nos últimos anos, várias inovações poderosas ocorreram no mundo da conectividade móvel e design de dispositivos. Os smartphones ficaram menores e mais poderosos, e o futuro oferece muitas oportunidades para novas tecnologias, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, fazerem uma aparição na experiência móvel. Embora a experiência do usuário individual com dispositivos móveis tenha sido o foco nessas inovações nos últimos anos, os pesquisadores estão mudando seu foco para mudanças de maior alcance. A mudança do carregamento sem fio para a ligação via WiFi é uma dessas mudanças, prometendo mais do que uma simples mudança na forma como usamos os dispositivos hoje.
A tecnologia por trás carregamento sem fio já existe há algum tempo, embora seu uso seja limitado a certas aplicações em circunstâncias específicas. Agora, porém, os fabricantes de telefones celulares adicionaram o carregamento sem fio como um recurso padrão de novos dispositivos, promovendo uma maneira de evitar os cabos e fios tradicionalmente necessários para dar vida à bateria de um telefone móvel. Embora útil do ponto de vista da conveniência, o carregamento sem fio não é o jogo final para empresas de dispositivos móveis ou seus clientes. A capacidade de carregar sem estar nas proximidades de uma estação de carregamento ou conectando é a próxima onda de inovação, por meio do WiFi.
Como funciona o carregamento de WiFi na prática
Pesquisadores do MIT mostraram que a capacidade de carregar um dispositivo móvel por WiFi tem um potencial sério. Em um estudo recente, eles descobriram que, ao utilizar um sistema totalmente flexível dispositivo que converte energia de sinais de WiFi a eletricidade, os dispositivos podem ser carregados sem estar diretamente conectados ou perto da fonte de alimentação.
Essa tecnologia é possível com a ajuda de uma antena retificadora, ou retena, ao lado de um dispositivo feito de material semicondutor que ajuda a converter energia. Com esta nova revelação dos pesquisadores, fica claro que o carregamento do WiFi para dispositivos móveis é uma possibilidade, ainda que em um futuro distante.
Operadoras preparando o cenário
Nos últimos dois anos, as operadoras de telefonia móvel ajudaram a tornar a cobrança por WiFi uma realidade mais rápida do que a maioria inicialmente pensava, sem reconhecer sua contribuição. Um especialista em tecnologia da Money Pug, um site do Reino Unido usado para compare contratos de telefonia móvel, explica que a construção de redes celulares 5G lançou algumas das bases necessárias para permitir a cobrança de WiFi para milhões de usuários móveis. Isso ocorre porque com as redes 5G, hardware celular adicional e densidade de sinal são necessários para que a tecnologia funcione conforme o esperado.
A habilitação de 5G em áreas ao redor do mundo resultou em infraestrutura adicional, incluindo estações a cada 100 a 200 metros – a mesma infraestrutura necessária para permitir que as retennas convertam a energia dos sinais WiFi na energia usada para carregar os dispositivos. À medida que mais operadoras de celular expandem as redes de celular para incluir recursos 5G, o potencial de carregamento de WiFi torna-se uma realidade próxima para as massas. Você pode até usar recursos 5G em um Sistema telefônico PBX para que toda a sua empresa possa ser conectada remotamente na internet de alta velocidade. Há muitas ocasiões em que seria bom se conectar com os funcionários do escritório enquanto trabalhava em casa.
Oportunidades fora do uso móvel
Além de uma experiência aprimorada entre os usuários móveis, o carregamento de WiFi tem o potencial de aumentar a potência de outros dispositivos que precisam de energia constante. Na saúde, por exemplo, dispositivos vestíveis que permitem que os profissionais médicos monitorem os resultados dos pacientes, podem ser cobrados com mais facilidade. Isso poderia criar um ambiente onde os cuidados de saúde melhoram em grande escala e os pacientes têm a capacidade de ter uma melhor qualidade de vida por causa disso.
Da mesma forma, os dispositivos conectados que se enquadram na categoria IoT, como sensores para dispositivos de segurança domésticos ou comerciais, podem ter melhores resultados de desempenho quando o carregamento de Wi-Fi é uma realidade. Isso leva a implicações ainda mais abrangentes para consumidores e empresas, incluindo maior eficiência, custos mais baixos e uma experiência geral melhor com inúmeras tecnologias já implementadas.
A capacidade de carregar por WiFi é mais do que um jogo de conveniência. Ele permite melhorias em larga escala em várias aplicações diferentes, algumas das quais ainda não são conhecidas. À medida que os pesquisadores continuam a trabalhar para melhorar o carregamento de WiFi, muitos colherão os benefícios. Combinando esse avanço com os investimentos das operadoras e fabricantes de celulares, a cobrança por WiFi será tão comum quanto o próprio smartphone mais cedo do que todos pensamos.
Fonte: Wired.md